Proposta diferente.
Já existem muitos sites e blogs técnicos sobre educação. Alguns com conteúdo muito especializado. Providos de teorias acadêmicas e pesquisas. Mas para os professores iniciantes ou mesmo aos professores que já fizeram uso de diversos recursos, a sala de aula torna-se um trabalho árduo. Isto em conseqüência do famoso "retorno". Quando o profissional faz avaliação de seu trabalho e dos resultados e fica “triste” ao constatar que as respostas estão aquém do desejado.
Alunos desestimulados, que em muitos casos recusam-se a participar das atividades, avaliações e exercícios. Conteúdos que precisam ser ministrados, e o tempo nunca parece suficiente para tanto. Tarefas de casa que voltam sem respostas dos alunos. Cobrança da direção da escola e dos colegas.
Resultado: o trabalho docente torna-se enfadonho e estafante. O que se reflete no humor e na disposição. A saúde aponta todas estas questões: fadiga, cansaço, depressão, L.E.R..
O que fazer?
Esta é a proposta deste blog. À parte de teorias e pesquisas, o objetivo é encontrar recursos para motivar os alunos, tornar as aulas atraentes e produtivas, diminuir o desgaste e aumentar o aproveitamento das atividades. Cada profissional encontra sua saída. Uns usam recursos áudio-visual: computador, vídeo-aula, passeios, projetos etc. Outros recorrem aos exaustivos exercícios e aulas expositivas onde o aluno é apenas um ouvinte.
Quem quiser uma outra opção pode adotar este método, onde fazendo uso de uma "espécie de gincana" trabalha-se o conteúdo paralelo aos jogos.
Quem quiser uma outra opção pode adotar este método, onde fazendo uso de uma "espécie de gincana" trabalha-se o conteúdo paralelo aos jogos.
Parece uma perda de tempo. Porém a aceitação do conteúdo será bem maior.
Claro, o método por si não é auto-suficiente. É necessário que o educador não se esqueça de que está tentando conquistar constantemente o educando. E isto é muito importante. O aluno fica mais motivado quando gosta do professor e da aula. Tornar a aula agradável é um passo. Os outros são: tornar os estudos em casa atraentes, negociar com o aluno atendendo a algumas de suas necessidades de aprendizado e principalmente ensiná-lo a buscar o conhecimento sozinho.
A pergunta é "onde entra o conteúdo nos jogos?"
A resposta é simples: existe um revezamento. No quadro ou em cartazes, TNT ou cartolina são colocados os conteúdos em forma de perguntas com múltiplas escolhas. De cada grupo de alunos é enviado um. Errar não os prejudica. Melhor dizendo: podem errar a vontade, ainda mais que nem mesmo viram o conteúdo. Se o aluno acertar o professor explica o porquê. Se errar, melhor, é a oportunidade de indicar o certo e tendo atenção de toda a turma trabalhar o conteúdo. O alunos já devem estar informados que ao responder receberão determinada pontuação - sala de aula divertida: Regras de Coordenação dos Jogos em Grupo#links#links -, mas caso errem deverão conseguir estes pontos via jogo.
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